RELEASE | BIOGRAFIA

NUDA é um quinteto, formado em Recife no ano de 2006, por Arthur Dossa (guitarra), Henrique Caçapa (baixo), Judá Dowsley (percussão), Raphiro (voz/guitarra) e Roberto Scalia (bateria) que mistura ritmos como rock e cavalo marinho, bossa e baião, ciranda e reggae, resultando numa sonoridade única que, na falta de rótulos adequeados, pode ser classificada como “jungle-tangle-mangle” ou “rock-neo-bossa”.

Seu primeiro trabalho oficial, lançado de forma independente em janeiro de 2008 (o EP Menos Cor, Mais Quem), levou a banda para fora das fronteiras de Pernambuco, conquistando prestígio em shows por todo o país, com excelente repercussão na crítica especializada – aparecendo, por exemplo, na lista de Melhores Álbuns do Ano do site Trama Virtual.

No ano seguinte, a NUDA gravou uma releitura de “Mother Nature’s Son” para o Tributo ao White Album organizado pelo jornalista carioca Marcelo Fróes em comemoração aos 40 anos do disco dos Beatles.

A banda também soltou o single Maruimstad (2009), gravado no programa 10 horas no Estúdio (produzido pela Trama e veículado no Radiola, da TV Cultura) – e incluído nas coletâneas +Soma Amplifica Vol. 2. e Revista O Grito! – Ano 2, ambas dedicadas a revelar promissores artistas da nova música brasileira.

Todos os trabalhos da NUDA foram disponibilizados gratuitamente na internet, promovendo acesso democrático à música. Além da criatividade, da força poética de suas canções e de suas excelentes apresentações ao vivo, a trajetória da NUDA também chama atenção pelo espírito solidário e participativo de seu trabalho e por sua capacidade de auto-gestão.

A articulação da banda os levou a participar de grandes eventos nacionais – Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Festival DoSol (RN), Festival Garimpo (MG), Festival Jambolada (MG), Festival Volume (MT), Festival Grito Rock (GO), Festival Usina da Cultura (RN), Festival Feira Noise (BA), Festival Big Bands (BA), Festival Pré-Amp (PE), dentre outros, rendendo três bem sucedidas turnês, por mais de 20 cidades brasileiras.

Nas viagens pelo Brasil, o grupo despertou a atenção da mídia nacional. Sua sonoridade universal foi difundida em importantes veículos de comunicação, com destaque para programas das emissoras MTV (Acesso MTV e Toca Ai) e TV Cultura (Atitude.com, Radar, Alto Falante), além de rádios (Oi Novo Som, Coquetel Molotov, Rádio Levis, Independência ou Marte, Universitária, Reator, Radio Cultura) e mídias impressas como o Estadão (SP), Estado de Minas (MG), Revista +Soma (SP) e os principais jornais de Pernambuco.

Para 2010 está programado o lançamento do primeiro álbum cheio da banda, A Maré Nenhuma, em que temas como a fragilidade do ser e as (não) fronteiras do som, convivem com letras que conduzem à praia de Calhetas e a outras cenas de Pernambuco – terra reconhecida por manifestações multiculturais diversas e contrastes sociais - influência inegável na linguagem musical plural da NUDA, de poesia marcante e criatividade ímpar.