sábado, 8 de agosto de 2009

Entrevista para o Portal Fora do Eixo

http://www.foradoeixo.org.br/noticia.php?id=1184

Novo giro da Nuda
08/08/2009

Marcelo Barbosa | Coletivo Noize | Natal - RN



Quarta-feira, 05 de Agosto de 2009. Seres microscópicos de porte gigantesco aportam pelas bandas de São Paulo. Nada que você possa comparar com qualquer outra coisa, uma mistureba de misturas que nem de longe se pensava em misturar: jazz, bossa-nova, samba, carimbó, baião, rock, experimentações, música regional. Jungle-tangle-mangle.


É mais ou menos assim que se comunicam os seres da Nuda.


Nascida em 2006, a banda: Raphiro (voz e guitarra), Arthur Dossa (guitarra), Henrique Caçapa (baixo), Roberto Scalia (bateria) e Judá (percussão), já fez seu som indefinível por diversos estados do país, girando o Brasil de ponta-a-ponta desde Natal e Fortaleza à Brasília e Rio de Janeiro. Dessa vez, fica a cargo de São Paulo e Rio Grande do Sul receberem o grupo.


A nova turnê da Nuda, que conta com shows e participações em programas de Rádio e TV, faz parte de uma série de viagens que a banda tem feito com o intuito de divulgar o EP Menos Cor, Mais quem, gravado no Fábrica Estúdios, em Recife, e mixado e masterizado em São Paulo, por Pablo Lopes e Carlinhos Freitas, respectivamente.

“A organização da tour começou ainda na turnê anterior. Em Fevereiro desse ano conhecemos muitas pessoas interessadas no som da banda, isso proporcionou uma divulgação ''espontânea'' muito bacana. Foi então que conhecemos Aline (do Lumo Coletivo)”, comenta Henrique Campos, baixista da Nuda. “Ela começou a trabalhar conosco trazendo mais dinâmica pra dentro da banda, que cresceu bastante”, completa.


Ainda segundo Henrique, a turnê é um esforço conjunto entre a própria banda, o Lumo Coletivo (com apoio da Aline Miranda) e o Circuito Fora do Eixo. “Desde nossa primeira tour, contamos com articulações coletivas para atingir os lugares que desejávamos. Além do próprio Lumo Coletivo, contamos nessa viagem com o apoio de coletivos como o Massa Coletiva, o Escárnio e Osso, o Cubo, o Extremo Rock Sul, o Macondo etc”, diz o baixista.


Ele fala ainda sobre os múltiplos focos da turnê: “Os planos são os de estabelecer mais o nosso nome no cenário nacional, formando público e fazendo bons shows. Além disso, estaremos passando por vários coletivos do Circuito, onde estaremos trocando tecnologias (e informações)”, mostrando que, além da divulgação da banda, a viagem também proporciona lucros através do intercâmbio cultural entre os coletivos.


Ainda no âmbito do Circuito, Henrique comenta também sobre a relação da Nuda com o Lumo: “Hoje, 4 pessoas (da banda) fazem parte do Lumo e, devido aos nossos trabalhos realizados dentro do coletivo, podemos estar trocando serviços e fomentando ações para a banda. O Lumo tem serviços como o de designer, roadie e edição de vídeos, algo que toda banda precisa. Pra gente, o trabalho na banda e no Circuito são complementares (...)”.




Confira abaixo as principais datas da tour da Nuda: Calendário – Tour Nuda

5 ago - Studio SP - São Paulo (SP)
7 ago - Hocus Pocus - São José dos Campos (SP)
8 ago - Espaço Cidadão do Mundo - São Caetano (SP)
9 ago - Kruppa Araraquara - Araraquara (SP)
12 ago - Invasão Pernambucana na Livraria da Esquina - São Paulo (SP)
14 ago - CAASO - São Carlos (SP)
15 ago - Espaço +Soma - São Paulo (SP)
17 ago - Opinião - Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário