terça-feira, 11 de agosto de 2009

Organizando pra Desorganizar!

O velho Chico tinha razão. Quando não se é mais uma voz solitária, mas um coro harmônico, esse grito de todos permite colher frutos antes não acessíveis a cada um individualmente. Pra não ficar muito nas palavras, vamos analisar a questão do ponto de vista prático, vamos aos fatos:

1 - Os coletivos

Aconselho uma boa pesquisa sobre isso, principalmente para os músicos e profissionais da cultura que ainda não conhecem esse conceito. Nos últimos anos, diversas organizações de artistas e outros profissionais têm surgido no Brasil. Claro, analisar todo esse processo requereria uma boa tarde de papos, mas meu intuito nesse texto é apenas pincelar e focar alguns dos resultados. Por exemplo, estou postando esse texto num pc do Massa Coletivo, de São Carlos. O Massa apoiou diretamanente a hospedagem e circulação da Nuda pelo interior de Sampa. Tocamos no programa de rádio deles, ainda temos um show, entre outras coisas. Eles conseguiram proporcionar isso graças ao todo, à força que a união deles proporcionou.

Passamos pelo Cidadão do Mundo, em São Caetano, e outra surpresa: um coletivo bem equipado, com casa de show e estudio de gravação, ambos com tratamento acustico, coisa linda mesmo. Tudo operado e gerido por Robson, Marcelo, Pajé, e todos que fazem aquela galera um exemplo de organização.

Quem nos recebeu em São Paulo? Outro coletivo, claro, os fratellos do Escárnio e Osso. Será que esses breves fatos já fizeram você, Caro Leitor, ficar curioso sobre como isso funciona?


2 - O Circuito

Agora, imagine que todos esses coletivos estão conectados nacionalmente, trocando informações, tecnologia e unidos por grandes idéias.

Eles estão.


3 - Para onde isso vai?

O Circuito ruma a garantir uma representatividade única para a cena independente de arte e cultura. Ruma a garantir recursos e estrutura gerencial para possibilitar, passo a passo e cada vez mais, a tão sonhada sustentabilidade para aqueles que fazer arte e cultura.

E como como você pode participar? Acesse foradoeixo.org.br e boa caminhada, amigo. E lembre-se: as células fazem o corpo, as abelhas o enxame, os estudantes a marcha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário