terça-feira, 10 de novembro de 2009
Psicodelia Progressiva Praieira do Sertão
Ontem saiu uma matéria legal, no site tramavirtual.com.br, sobre o nosso primeiro disco.
Segue:
Preview: Nuda
por Claudio Szynkier
Banda descreve novas músicas que devem estar no tracklist do álbum de estréia
09/11/2009
Recife tem uma tradição de inovação e som viajandão-hippie, e ela certamente não vai ser ameaçada com o lançamento do primeiro disco do Nuda, uma das bandas que mais chamaram nossa atenção em 2008. O potente som da banda, facilmente catalógável como psicodelia progressiva praieira do sertão, pôde ser testado recentemente em sessão no nosso 10 Horas: cheque aqui o resultado, uma das boas demonstrações de musicalidade que podemos abrigar em 2009. Alimentou as expectativas, isso depois de um já competente EP. Eles vêm tocando bastante Brasil afora (São Paulo, festivais, tudo depois de termos movido o foco para a banda em 2008). Durante os intervalos, entre um palco e outro, nos deixaram saber como rola a preparação desse novo trabalho. Sinta:
Em que pé está a produção do disco que deve ser lançado em início de 2010?
Está naquela fase de pré-produção: mapeando o repertório que será gravado; o estúdio;nomes para produzir o disco junto conosco; verba para viabilizar o projeto e etc. Pretendemos começar a gravar no início de 2010. Já tocamos algumas músicas ao vivo que serão registradas nesse próximo trabalho, além de algumas outras que estão na fase de composição dos arranjos. Temos também muitas canções prontas no violão e voz, mas quando entra no estúdio a gente sabe que o negócio muda completamente.
Número de faixas?
9, 10, 11 faixas.
Nomes?
Como disse, temos algumas faixas que estão prontas e estamos executando ao vivo sempre. "A pedra", "Toque pra calhetas", "Pisa", "Acorde Universal", "Samba de paleta", "A maré nenhuma"...
Nome do álbum?
Não pensamos ainda em um nome. Talvez a gente só decida depois de ouvir , como quando decidimos por o nome Menos Cor, Mais Quem no primeiro EP.
Descreva algumas composições que já existem...
Rapaz, é bronca, vou tentar.
"Toque pra Calhetas": Calhetas é uma praia do litoral sul de Pernambuco, na verdade uma pequena faixa de areia, rodeada por pedras e mar. O (Roberto) Scalia (baterista) é o compositor da música, na letra ele descreve um ''mapa'' de como chegar lá, cadenciado e imerso que só. Quase um guia turístico.
"Samba de Paleta": Como diz o nome, esse ''samba'' é um manifesto nosso contra as classificações e classificados! ''E que se danem as fronteiras, que o meu front é 'respeito ao som'''. Mas eu não acho ela um samba. Nem quero classifica-la.
"Acorde Universal": Essa é uma daquelas músicas que demoraram meses pra ficar pronta, se é que já está. Trata dos antagonismos religiosos, descobrimos que inventaram saberes e réis, talvez nossa letra mais ácida.
No fim uma levada em cima de um acorde muito louco que descobrimos anos atrás, ele ''combinava'' com quase tudo.
Quando exatamente deve lançar?
O plano era começo de 2010, mas devemos entrar em estúdio pra começar a captar em dezembro, então acredito que nas lojas (ou pra download) lá pra abril.
Como e por quem?
Ainda não sabemos.
Expectativas?
São as melhores possíveis! Esperamos por em prática o que aprendemos do primeiro trabalho pra cá, explorar novos timbres, fazer esse trabalho com mais calma. No trabalho anterior, (percussionista) Judá tinha acabado de se juntar a nós. Hoje a banda está mais madura.
Tivemos algumas oportunidades de voltar a estúdio desde a gravação do primeiro EP, uma delas foi na gravação da faixa "Maruimstad" para programa Radiola, e os resultados foram bastante satisfatórios. Não vejo a hora de começar essa gravina. Depois a gente pensa passar um bom tempo longe de casa viajando pra divulgar o disco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário